terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conto de ficção da minha autoria I

Que Cevada Não é Trigo!

- Quem é que te vai sustentar quando eu e a tua mãe desaparecermos deste Mundo? pergunta o pai ao filho
- Os meus amigos, responde o filho
- Os teus amigos?? Ah! Ah!Ah!, são tanto ou mais pobres do que tu
- Os meus amigos mais velhos,diz o filho
- Porquê mais velhos?
- Porque têm dinheiro, senão não seriam meus amigos
- O quê?! Quererás tu dizer com isso que te prostituis?
- Não. Não estou para aí virado. Estou a querer dizer o que disse! Que se não fossem ricos não me poderiam sustentar e nem sequer se teriam dado ao trabalho de me quererem como amigo já que, para pobres bastariam eles e os amigos deles. Eu seria um fardo!
- Que raio de teoria a tua, filho. Explica-te!
- Não és o Principezinho. Pensa!
- Suponho que tenhas de lhes oferecer algo em troca...
- Tens razão...e não.
- O que é então? diz-me!
- É o prazer de me verem gastar o dinheiro deles com coisas que eles não têm coragem para fazer.
- Como por exemplo?
- Dar esmolas.
- Ah! Não me venhas com os teus bons sentimentos. Ou serás tu a consciência desses vermes. Vendeste-a é    isso?
- Pode ofender-me que eu não me zango. Para si tudo se resume a um "dá e tira" a um " toma lá dá cá". Para mim a vida não toma esse sentido de simetria. A amizade não é uma troca qual troco que se quer gorjeta na mão de um qualquer empregado de mesa. A amizade é sentimento. Paraleliza-se ao amor, ódio, paixão.
Ser amigo é interiorizar esse sentimento. É repetir o seu acto para com alguém. Não interessa quem. Eu, sujeito já fui objecto de amizade. Com quem? Não interessa. E agora os meus amigos são estes. Mais velhos e ricos. Divertimo-nos, porque nos gostamos. Complementamo-nos. E isso já ninguém nos tira.
- Os mais velhos e mais ricos. Os mais novos e menos ricos ou mais. Porquê essa definição?
- Se não os definisse assim teria que defini-los de uma forma que o pai não iria nunca entender. Digamos que estou a fazer um esforço para chegar a si.
- Obrigadinho meu pobre rico filhinho. O pior de tudo é que rejeitas, ou rejeitaste tudo o que te dei e te quero dar e vais por aí aceitar esmolas dessa gente que até nem deve ser mais rica do que eu.
- Infelizmente, continua sem perceber. Mas eu digo-lhe, ou por outra, sabe o que é que eu lhe digo?
- Que cevada não é trigo!

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Gosto de si porque gosto de mim. Sou Cavalo de Fogo. 6. Orixá Ogun